Minha história de jovem aprendiz
Mas como eu sei que vocês amam meus relatos pessoais, irei contar a vocês a minha história com a casa, a primeira vez que tentei entrar foi com minha amiga, ela entrou e eu não, daí passei a me dedicar para outras coisas, foi aí que ela me deu a idéia de se inscrever para o primeiro semestre de 2021, eu me inscrevi e passei, fiquei bem feliz, eu amava as aulas (menos as online) e pessoas. Porém, também foi nesse período que fiquei bastante doente, passei por um tratamento um tanto que complicado, teve um momento em que quis desistir, mas a minha professora me incentivou a continuar.
Continuei o resto do curso online, visto que, ainda estávamos em pandemia e minha imunidade estava bem baixa, fui na última semana, para a feira de linguagens, depois para a formatura, o curso é de 6 meses, a maioria dos alunos que fizeram curso comigo conseguiram um emprego, eu no entanto, demorei mais um pouco devido ao meu estado de saúde, porém ainda sim, tinha o Projovem pós curso, que nos encaminhava para entrevistas de emprego.
Lembro até hoje da minha primeira entrevista, da ansiedade, já tinha tido uma simulação no curso e por incrível que pareça me sai muito bem. Eu lembro de ter passado, mas de não ter conseguido ir para a segunda fase e ter perdido minha vaga, teve outras também meio frustantes (hospitais psiquiátricos, supermercado, fábricas de tecidos). Por fim, o local onde trabalho.
Eu já estava bem desanimada, eram muitas pessoas, demorou muito para me chamarem para a segunda fase e o dia em que fui oficialmente contratada estava super triste, foi ótimo. Passei pelas 80 horas no curso, fiz amizades por lá, comecei em uma unidade, em um setor, em um horário, agora já mudou tudo e essa é a vida do jovem aprendiz ashash.
O salário do aprendiz, não é O SALÁRIO, mas ajuda, ainda mais para quem não tinha acesso a nada, lá eles nos fornecem ajuda para organizar o nosso dinheiro da melhor forma, desde que consegui trabalhar, muita coisa mudou, agora sou bem independente financeiramente, ajudo em casa, ajudo meus pais, consigo comprar presentes para quem eu amo e para mim ashash, ainda estou planejando investir em algo que me ajude a trabalhar com o que gosto.
Lá no curso, conheci pessoas com realidades bem diferentes da minha, que passavam fome, que eram de menor e já tinham um filho, pessoas que não conseguiram concluir o ensino médio. Esses trabalhos ajudaram muito elas.
Até porque, arrumar trabalho hoje em dia não está fácil, as empresas exigem experiência, qualificações. Coisas de difícil acesso para um jovem de classe baixa.
Isso sem falar que milhares de empresas efetivam os aprendizes e o trabalho não deixa de ser um local de aprendizado.
O que quero dizer é que se trata de um projeto lindo , que ajuda milhares de jovens diareanente. Porém, ele está sendo ameaçado pela MP116, 4000vagas de aprendizes ameaçadas e estão querendo romper com os contratos que Duram 2 anos.
Estão querendo tirar os poucos direitos que possuímos, por isso, muitos aprendizes foram as ruas protestar por seus direitos.
Hoje perdemos alguém que idealizou esse projeto com todo amor possível, precisamos fazer valer esse sonho.
Comentários
Postar um comentário